História do boxe

O boxe como desporto já é conhecido e praticado há várias décadas e a sua origem remonta a Creta em 1500 A.C. Começou por ser praticado na Grécia e em Roma e era um desporto muito violento e desumano, pois os lutadores enfrentavam-se até à morte.
Este tipo de luta foi adotado mais tarde pela primeira vez numa Olimpíada em 668 A.C. Tratou-se da 23ª edição dos Jogos Olímpicos da Antiguidade e os boxers utilizavam faixas de couro nas mãos para proteger os dedos e lutavam até que um deles caísse ou admitisse a derrota.
Com a queda do Império Romano, perdeu-se um pouco a cultura do boxe, mas tudo leva a crer que ele continuou a ser praticado, visto que a sua prática foi assinalada no fim do século IX, no Sul de Inglaterra.
O aparecimento do boxe no Brasil
O boxe chegou ao Brasil com os emigrantes alemães e italianos no final do século XIX e início do século XX. Os primeiros combates foram realizados nas docas de Santos e Rio de Janeiro entre marinheiros europeus.

Boxe para mulheres

Não é novidade que as mulheres aderiram às aulas de boxe e a demanda feminina por este esporte só tem aumentado nas academias.

Não é para menos! Aulas de boxe trazem muitos benefícios, tanto do ponto de vista físico, como emocional. O boxe pode te ajudar a ter um corpo mais forte, definido e saudável, e isso se reflete diretamente no seu bem-estar e na auto-estima.

Para lutar boxe é preciso ter uma boa coordenação motora e ser ágil nos movimentos.  Você deve estar preparada para ser o alvo de um golpe e reagir prontamente para se esquivar ou se defender ao mesmo tempo que tanta atacar seu oponente. A continuidade da prática garantirá que que você evolua e tenham maior consciência corporal para conciliar defesa e ataque.

Além disso, para se proteger e evitar de se machucar, o uso de alguns acessórios é recomendado. Você pode investir em protetores bucais e, claro, em luvas de boxe. As bandagens também são recomendadas e devem ser usadas por baixo das luvas, para prevenir um roxo aqui ou ali, e para aumentar a potência do soc

Mas, se o que você deseja é uma boa perda de peso, ganhar força e definição muscular, já pensou em testar as aulas de boxe? O boxe é uma atividade cardiorrespiratória que pode ajudar muitas pessoas a se sentirem mais seguras e felizes com a imagem que veem no espelho.

O esporte pode garantir queima calórica e estímulo extra para o funcionamento metabólico, o que garante um emagrecimento saudável  e redução das medidas desejadas de forma rápida. Dependendo da intensidade dos golpes e do condicionamento físico, pode-se eliminar até até mil calorias durante uma aula de boxe.

O índice de obesidade no Brasil subiu muito nos últimos anos. Estima-se que que quase metade da população brasileira esteja acima do peso.

No boxe, todos os músculos do corpo são solicitados. Trata-se de uma atividade super completa, que além de definir a musculatura, ajuda a preservar o sistema cardiovascular e prevenir doenças

O boxe, é um exercício ótimo para a resistência dos braços, especialmente os músculos dos ombros. Por isso é um esporte que trabalha bastante a parte superior do corpo, fortalecendo a musculatura dos braços, além de trabalhar também o abdômen.

Benefícios que o boxe pode te proporcionar

Os benefícios do boxe para a saúde são inúmeros, o que justifica o crescente aumento de adeptos do esporte. A procura se dá pela combinação da contribuição cardiorrespiratória com os ensinamentos de autodefesa.

Alguns dos benefícios do boxe para sua vida são:

  • Melhora da coordenação motora
  • Redução do estresse
  • Saúde cardiovascular
  • Aumento da força
  • Melhora visível da composição corporal
  • Corrige e melhora da postura

Boxe para terceira idade é atividade benéfica ao corpo e à mente.

Não é de hoje que se estimula e se sabe dos muitos benefícios que a prática regular de exercício físico traz para todas as faixas etárias, inclusive para a terceira idade. Uma opção que vem ganhando seu espaço entre os mais velhos é o boxe para idosos.
Ao contrário do que parece em um primeiro momento, o terceira idade consiste em uma série de atividades funcionais, bem como exercícios cardiovasculares que são utilizados no boxe. Isso significa que há uma apropriação dos movimentos, porém não é utilizado o contato direto nem o ringue, sendo adotado dessa forma por muitas academias.

Benefícios do boxe para terceira idade
Entre muitos exercícios, o boxe para idosos se destaca pelo casamento do treino funcional de força e do treino cardiovascular. Essa junção traz muitos benefícios para quem pratica a modalidade esportiva.

Em relação ao treino funcional e de força, pode-se salientar que o boxe paa terceira idade é importante na melhora da capacidade musculo-esquelética, o que auxilia na prevenção e também no tratamento de doenças relacionadas aos tecidos ósseos, como é o caso da osteoporose.
Também serve como corretor postural, eliminando vícios posturais comuns na terceira idade, como por exemplo o hábito de ficar naturalmente mais curvado.
Dentro dessa mesma linha de raciocínio, os ganhos funcionais trazidos pelo boxe se concentram na melhora da flexibilidade das articulações, o que impede que o idoso atrofie – reclamação comum nessa idade. Ainda melhora a estrutura dos músculos e, como consequência, ajuda no processo de autoestima da pessoa, que se torna mais confiante.
Outro benefício do treino específico baseado no boxe tradicional e focado nos idosos, o exercício funcional concentra o trabalho muscular, possibilitando a atuação como forma de terapia de apoio a patologias específicas, como lombalgias e problemas de coluna.
Prevenção a doenças cardíacas
Entre os benefícios relacionados à parte do treino cardiovascular, é possível destacar a atividade como preventiva contra problemas cardiovasculares e respiratórios comuns nos idosos.
Além disso, proporciona uma melhoria da capacidade aeróbia, bem como um aumento das dimensões do coração e do volume sistólico, ou seja, volume de sangue ejetado em cada sístole.
Ainda em termos de coração, o boxe para idosos propicia a diminuição da frequência cardíaca de repouso de esforço e de recuperação após esforço, ao passo que aumenta a quantidade de sangue posta em circulação pelo coração por minuto. Também diminui a pressão arterial e o consumo de oxigênio para uma mesma carga de esforço. Esse aumento do fluxo de sangue causa um aumento da ventilação pulmonar e diminuição da frequência respiratória – o que nos torna menos ofegante.
E se todos esses benefícios relacionados ao coração e ao pulmão não forem suficientes, ainda é possível destacar a melhoria da composição corporal em termos de massa magra, bem como a melhora da composição sanguínea e consequente redução de colesterol, triglicerídeos e probabilidade do aparecimento de diabetes.
Para iniciar a rotina de exercícios, busque sempre utilizar roupas adequadas. Também é importante manter-se hidratado antes, durante e depois dos exercícios e ainda entender os seus limites, evitando forçar os movimentos.

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