Warning: A non-numeric value encountered in /home/blackbeltmma/public_html/wp-includes/load.php on line 1003

Warning: A non-numeric value encountered in /home/blackbeltmma/public_html/wp-includes/load.php on line 1003
 In Sem categoria

Entenda a relação entre o Diabetes e as Artes Marciais

Dia 27 de junho dia nacional de controle de diabetes.

Por isso a Black Belt resolveu vir aqui para esclarecer os perigos dessa mal que tem crescido de forma desenfreada em nosso país nos últimos anos, além de formas de combatê-lo e até melhorar a qualidade de vida dos portadores.

 

Ficou curioso? Role a página e continue sua leitura e confira todas as dicas!

A CRESCENTE DA DOENÇA NO PAÍS

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), mais de 16 milhões de brasileiros sofrem de diabetes. No mesmo estudo, foi identificado que ocorreu uma crescente de novos casos de mais de 61,8% nos últimos 10 anos. O Rio de Janeiro por exemplo, quando comparado a São Paulo por exemplo é um estado pequeno, e somente lá a cada 10.4 pessoas de 100 mil habitantes, estas são portadoras da doença.

 

Em escala nacional os números também são alarmantes já que o Brasil está em 4° no ranking dos países com o maior número de casos, atrás de China, Índia e Estados Unidos. Segundo pesquisadores, são muitos os fatores que ajudam a desenfrear o crescimento da doença em países em desenvolvimento, como por exemplo:

 

  • Obesidade;
  • Sedentarismo;
  • Alimentação inadequada, entre outros.

 

Ainda existe o fator “complicações”, já que a doença pode desencadear outros problemas, que podem acarretar outras complicações ainda maiores ao paciente, entre as mais conhecidas estão: Retinopatia, doença renal do diabetes, amputações, infartos e derrames.

 

Por isso é de extrema importância, que ao identificar a doença o tratamento seja iniciado de imediato de acordo com as orientações médicas. Mas, é claro que o ideal é que você realize ações antecipadas, que possam evitar o surgimento dessa doença.

 

Além de uma alimentação equilibrada, rica em frutas, legumes, verduras, proteínas boas e consumo reduzido ou nulo de alimentos gordurosos que agridem de forma considerável o seu organismo, a prática de esportes, principalmente as artes marciais podem contribuir demais para que não ocorra o surgimento da doença.

ARTES MARCIAIS: O MELHOR TRATAMENTO PARA A DIABETES

Ainda existem muitos mitos quando abordamos algumas doenças, existem pessoas que acreditam que portadores de determinadas doenças, não podem realizar algumas atividades, como por exemplo, esportes no geral.

Esse pensamento é extremamente errôneo, já que qualquer atividade física é benéfica para nosso corpo, incluindo os diabéticos. Atividades como Jiu-Jitsu, MMA, Muay-Thai e boxe

auxiliam no controle da glicemia, pois promovem a entrada de glicose dentro da célula.

 

Os cuidados que os diabéticos devem ter na prática das artes marciais são os mesmos que qualquer outra pessoa, avaliação médica antes de iniciar a prática e muita dedicação ao esporte.

Nos últimos anos houve uma popularização grande do esporte, o que fez muitas pessoas procurarem as academias que oferecem o serviço de aulas, e isso é algo excepcional,  pois isso faz com que a taxa de sedentarismo caia cada vez mais em nosso país.

 

Aliás o sedentarismo, além da má alimentação é uma das principais causas do surgimento da doença, o que as artes marciais combatem de forma eficaz, já que trabalham de forma conjunta todos os músculos do corpo, contribuindo para a melhora no condicionamento físico e até mesmo eliminação de gordura, auxiliando também na perda de peso.

 

Isso significa que além de contribuir para regulação da glicemia em nosso corpo, as artes marciais ainda contribuem para a melhora em nossa qualidade de vida e autoestima, sendo uma excelente opção não apenas para os diabéticos, mas para as demais pessoas.

 

Não limite-se por ter algum tipo de doença, lembre-se que esporte sempre contribui e muita para a melhora de sua saúde, busque orientações com seu médico e inicie hoje mesmo suas aulas de Jiu-Jitsu, MMA, Muay-Thai ou boxe, que tanto queria fazer, mas tinha receio.

 

Agora você sabe, que nenhuma dessas atividades é prejudicial, muito pelo contrário!

 

Outro benefício muito importante da atividade, é o controle emocional e disciplinar. Isso significa que além do corpo, as artes marciais ajudam a aliviar e equilibrar a mente, liberando todo o estresse e regulando as emoções.

 

Você sabia de todos os benefícios das artes marciais para os diabéticos? É realmente incrível, o quanto a prática pode ajudar na qualidade de vida. Por isso, insira os esportes em sua vida, eles podem colaborar muito para que você tenha sempre sua saúde equilibrada.

 

Você é diabético? Conhece alguém portador da doença? Compartilhe esse artigo e dê aquele incentivo para que a prática das artes marciais se torne cada vez mais comum e colabore para a sua saúde e de milhares de pessoas!

Recent Posts

Saiba nossos valores, preechendo o furmlário abaixo. Logo entraremos em contato, obrigado!

1
Olá,
Como podemos ajudar?
Powered by